top of page

Impactos imediatos do Projeto de Lei Complementar n° 68/2024 (“Reforma Tributária”) e a oportunidade de economia na transição tributária na locação de bens imóveis

Atualizado: 11 de jun.


A recente aprovação da Projeto de Lei Complementar n° 68/2024 (“PLP 68”), pelo Congresso Nacional, que regulamenta aspectos centrais da Reforma Tributária, acendeu um alerta importante para mudanças significativas no sistema tributário brasileiro, impactando diretamente a tributação de locações de imóveis.


O PLP 68 foi enviado para a sanção presidencial e aguarda a aprovação ou não do texto final até o próximo dia 16/01/2025. Cabe informar que, embora o prazo final seja esse, a sanção pode ocorrer a qualquer momento.


Os principais impactos da Reforma Tributária devem ocorrer a partir de 2026 e gradativamente a sua eficácia se ampliará (até 2033), mas fique tranquilo que você, nosso cliente, será atualizado de todas as etapas. Fiquem atentos aos nossos e-mails e ao Instagram dos sócios (@prof_andreroberto, @profpabloarruda, @eduardoweyll e @advogadaagro) e do escritório (@smgaadvogados). 


Neste informativo, destacamos os pontos principais e as medidas imediatas necessárias para os que atuam com locação de bens imóveis, ajudando a evitar custos desnecessários e aproveitando oportunidades de planejamento tributário.

 

1. Mas o que muda com a PLP 68 – Reforma Tributária?

 

1.1. Unificação Tributária:


A principal mudança com a Reforma Tributária é a unificação de tributos. Veja:


a) O IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) substituirá o ICMS (de competência estadual) e o ISS (de competência municipal).


b) Já a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) substituirá PIS, COFINS e IPI (tributos federais).

 

1.2. Quem está sujeito ao IBS/CBS na locação?


a) Empresas patrimoniais (holding familiar, imobiliárias etc.);


b) Pessoas físicas com mais de 3 (três) imóveis e, cumulativamente, que faturem mais de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) mensais com locação;


c) Pessoas físicas que faturem mais de R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais) mensais com locação, independentemente da quantidade de imóveis alugados.

 

Atenção! No caso de locação imobiliária, que atualmente não está sujeita ao ISS, passará a haver tributação pelo IBS. Além da substituição de PIS e COFINS pela CBS.


Os imóveis integralizados em holdings que sejam de uso dos sócios e familiares também serão tributados por IBS e CBS.

 

1.3. Alíquotas aplicáveis:


A carga tributária estimada pelo Ministério da Fazenda para o IBS e a CBS sobre locações é de 28%. Mas tenha calma! Negociações no Congresso Nacional resultaram em um redutor de 70% para locações, resultando em uma alíquota final de aproximadamente 8,4%, ao passo que atualmente PIS e COFINS ficam no patamar de 3,65%, uma vez que não há incidência de ISS.


No caso de locação por temporada, com prazo não superior a 90 dias (inclusive apart hotéis, Airbnb), o redutor de IBS/CBS será de apenas 40%, resultando em uma alíquota efetiva de 16,8%.


Essas alíquotas de IBS/CBS não alteram o Imposto de Renda Pessoa Física (até 27,5%) e Pessoa Jurídica (entre 4,8% e 8%) e CSLL na Pessoa Jurídica (2,88%), que continuam incidindo.


É possível aproveitar a oportunidade de potencial economia tributária no período transição para a nova lei. Veja a seguir.

2. Período de Transição:


Atenção! O PLP 68 atualmente possui a previsão de um período de transição. Durante esse período será possível optar (facultativo) por um regime especial que permite o pagamento de uma alíquota fixa de 3,65% (a mesma que, atualmente, correspondente ao PIS e COFINS), desde que alguns requisitos sejam atendidos (detalhados abaixo).


A ideia é que nesse período de transição seja mantida a previsibilidade dos custos tributários, mantendo-se, para IBS e CBS, a alíquota aplicada atualmente (3,65%).

 

2.1. Regras de Transição: O que fazer para aproveitar?


É necessário observar algumas condições para aproveitamento da alíquota fixa: a) contratos de locação firmados por tempo determinado; b) formalizados antes da publicação da nova lei; c) assinatura anterior à publicação comprovada mediante firma reconhecida em cartório ou mediante assinatura digital; d) sendo a alíquota vigente pelo prazo original do contrato (residenciais até 31/12/2028 e não residenciais por todo período até o fim do contrato vigente).

 

2.2. Mas será que realmente vale a pena aderir ao regime transitório?


Como o Projeto de Lei ainda não foi convertido em Lei e, mesmo após se tornar Lei dependerá da regulamentação pelos entes federativos para se entender o real impacto tributário, a resposta é: DEPENDE!


Para imóveis comerciais com prazo longo (2029 em diante), pode ser que seja bom aderir ao regime transitório e garantir a aplicabilidade dos 3,65% como é atualmente, mas vai depender da análise caso a caso. Como haverá possibilidade de creditamento, é necessário analisar os impactos na prática do seu negócio.  


Para imóveis residenciais e comerciais com término em até 2028, pode ser mais vantajoso aderir ao regime normal, uma vez que haverá redução de alíquotas nos primeiros anos de aplicabilidade do IBS e da CBS.


Todavia, essa resposta ainda não é exata. Por esse motivo, recomendamos que os passos a seguir sejam tomados para garantir a possibilidade de escolha no futuro pela adoção ou não do regime transitório. Sem isso o regime normal será obrigatório.

 

2.3. Observe a seguir as condições para adesão ao Regime Transitório (3,65%):

Para optar pela alíquota reduzida de 3,65%, é necessário:

 

a) Contratos vigentes por prazo determinado:


Atenção! Os contratos de locação por prazo indeterminado não se qualificam para o regime especial.


Caso o seu contrato de locação atual esteja por prazo indeterminado, é recomendável elaborar um novo contrato com prazo determinado. É imprescindível que seja um novo contrato, não recomendamos o uso de aditivos.

 

b) Data de Formalização:


Os contratos devem estar assinados até a data da publicação da nova lei (prevista para ser sancionada até 16/01/2025), mas recomendamos que faça isso o quanto antes. Se a Lei for publicada hoje, você não poderá fazer amanhã.

 

c) Forma de comprovação da vigência do contrato:


É possível comprovar o cumprimento do requisito temporal através de: 1) reconhecimento de firma em cartório ou 2) Assinatura eletrônica com validade jurídica. Alternativamente, pode-se usar o comprovante do pagamento do aluguel até o último dia do mês subsequente ao início do contrato, mas recomendamos que seja realizado ou o reconhecimento ou a assinatura eletrônica antes da publicação da nova Lei. Não recomendamos essa terceira opção.

 

d) Prazo de aplicação do Regime Transitório:


A alíquota especial de 3,65% será aplicada somente até o prazo original do contrato vigente.

Os contratos firmados após a publicação da lei não poderão aproveitar o regime especial. Atenção!

 

2.4. Duração do Regime Transitório: Contratos Residenciais x Comerciais:


a) Comerciais:


O regime transitório será válido durante todo o prazo original do contrato, desde que os requisitos acima sejam cumpridos.

 

b) Residenciais:


O limite de vigência do regime transitório será 31/12/2028, independentemente da duração do contrato.

 

2.5. Aplicabilidade de IBS e CBS nos imóveis pejotizados de uso dos sócios e familiares:


Como informado acima, os imóveis integralizados em holdings que sejam de uso dos sócios e familiares serão tributados por IBS e CBS. Nesse sentido, recomendamos que esse uso seja objeto de contrato firmado entre a pessoa jurídica e as pessoas físicas em data anterior ao da publicação da nova Lei, com a finalidade de garantir a possibilidade de adesão ao Regime Transitório, bem como para assegurar a segurança jurídica do projeto de Planejamento Sucessório.


Estamos analisando potencial questionamento futuro sobre a possível inconstitucionalidade da cobrança sobre os bens da holding que estão no uso dos sócios.

 

3. Da possibilidade de Planejamento Tributário: IBS e CBS.

 

3.1. Regime Normal (8,4%) e o Creditamento: no regime normal, com a alíquota efetiva de 8,4%, aproveitamento de crédito tributário é possível para despesas sujeitas a IBS e CBS, como reformas, obras e aquisição de bens imobiliários. Nesse caso, existe a possibilidade de reduzir a carga tributária efetiva se houver despesas que gerem créditos de IBS e CBS.

 

3.2. Regime Transitório (3,65%): não permite creditamento, mas mantém as condições atuais de tributação, limitando a flexibilização tributária. Pode ser vantajoso para empresas com poucas despesas que gerem créditos de IBS e CBS e para contratos longos.

 

A adoção ou não do Regime Transitório dependerá de uma análise prática do seu negócio, mas é preciso garantir que as condições para a adoção estejam atendidas para que essa seja uma possibilidade.  

 

4. E o que você deve fazer agora?

 

a)     Revisar os contratos de locação vigentes: identifique contratos de locação vigentes e confira se estão por prazo determinado;

 

b)     Caso não tenham prazo determinado ou o prazo esteja muito próximo de finalizar: é necessário formalizar novos contratos de locação com urgência: devem ser formalizados até a publicação da nova lei;

 

c)      Formalizar contrato para imóveis pejotizados que sejam de uso dos sócios e seus familiares para garantir a possibilidade de adesão ao Regime Transitório;

 

d)     Providencie reconhecimento de firma ou assinatura eletrônica para garantir a comprovação jurídica da vigência.

 

O SMGA:


O SMGA Advogados está preparado para auxiliar você com a revisão e formalização de contratos para garantir o direito de escolha de aderir ou não ao Regime Transitório e a nossa equipe de Planejamento Tributário está pronta para identificar a melhor estratégia fiscal para o seu negócio.



Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe através do e-mail contato@smga.com.br.


Estamos à disposição para garantir que você esteja preparado para essas importantes mudanças.

 

Atenciosamente,

Equipe SMGA Advogados



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

13 comentários


A Delhi-based detective agency certified by the Government of India, it provides detective services in India and abroad, guaranteeing 100% results. Our team specializes in pre-marital and post-marital infidelity and divorce investigations. We are a 24x7 detective agency in Agra.


our best area ..... Detective Agency In Delhi, Detective Agency in Gurgaon, Detective Agency in Noida, Detective Agency in Ghaziabad, Detective Agency in Greater noida , Detective Agency in bhopal, Detective Agency in Janakpuri, Detective Agency in south ex, Detective Agency in Rohini, Detective Agency in Karol Bagh, Detective Agency in south delhi, Detective Agency in Rajouri Garden,Detective Agency in paharganj, Detective Agency in vasant kunj

Curtir

A Delhi-based detective agency certified by the Government of India, it provides detective services in India and abroad, guaranteeing 100% results. Our team specializes in pre-marital and post-marital infidelity and divorce investigations. We are a 24x7 detective agency in Agra.


our best area ..... Detective Agency In Delhi, Detective Agency in Gurgaon, Detective Agency in Noida, Detective Agency in Ghaziabad, Detective Agency in Greater noida , Detective Agency in bhopal, Detective Agency in Janakpuri, Detective Agency in south ex, Detective Agency in Rohini, Detective Agency in Karol Bagh, Detective Agency in south delhi, Detective Agency in Rajouri Garden,Detective Agency in paharganj, Detective Agency in vasant kunj

Curtir

Apex detective
Apex detective
21 de nov.

Apex Detective Agency in Delhi is at the forefront in solving all three types of cases, personal, pre-marital and fraud cases. If there is any adultery, you just need to make a call and the solution is just a few seconds away.

our area .... Private Detective in Delhi , Detective in Delhi

our area .... Private Detective in Delhi , Detective in Delhi

Curtir

Apex Detective Agency in Delhi is leading in solving all the three types of cases, personal, business and marriage and it is one of the most reliable Detective Agency which can be trusted blindly.

our area .... Private Detective in Delhi , Detective in Delhi

Curtir

Really, everyone prefers Meera Malik as their Aerocity escort service   because they have some of the most beautiful, hot, and charming young girls who talk to you directly. Some are independent girls who want to spend the Karol Bagh Escorts Service 

Curtir
bottom of page